7 de maio de 2008

Feitiço da Lua

Cher, em papel sob medida, é a agradável balzaquiana que mora com os pais no Brooklin e não teve sorte. Ficou viúva porque não se casou da forma que deveria ser, numa igreja. O roteiro leva um tempo nos lembrando o quanto os latinos acreditam em forças externas como causadoras de seus males. Só depois nos brinda com os percalços que o poder de uma bela lua cheia faz nos corações de toda a família ítalo-americana. Quando pedida em casamento por conhecido de sua comunidade étnica, Cher ganha como missão ir até o futuro cunhado e convidá-lo à cerimônia. No caso um raivoso padeiro sem a mão que não falo com o irmão há cinco anos, vivido de forma estridente e hilária (como um personagem de qualquer ópera bufa) por Nicolas Cage. E está armado o qüiproquó com sabor de orégano, dirigido nos EUA por um canadense. Suave, tem espirituosos diálogos adultos embalados por uma trilha sonora tão apaixonada quanto aquelas pessoas. Visto de raspão, não passa de uma comédia de erros romântica, mas o elenco (Com Cher e Olympia Dukakis agraciadas com o Oscar de atriz e atriz coadjuvantes daquele ano) dá tanta vitalidade aquilo tudo que é impossível não se acreditar que assim como lobos, todos nós podemos ser orientados por uma estrondosa lua brilhante.

Feitiço da Lua – Moonstruck

- EUA 1987 De Norman Jewison com Cher, Nicolas Cage, Vincent Gardenia, Olympia Dukakis, Danny Aiello, Feodor Chaliapin Jr., Julie Bovasso, 102’ Comédia/Romance


DVD - Relançado na série Duo pela MGM, “coincidentemente” com Minha Mãe é Uma Sereia. Dois DVDs pelo preço de um. Este segundo tem a importância na filmografia da cantora porque é fruto do status que adquiriu ao levar o Oscar com Feitiço da Lua. Teria até demitido o diretor no meio do caminho. É exatamente o mesmo disco de antes, tendo como extra trailer de cinema e uma faixa de comentários de Cher, mas nada está legendado em português.

Cotação:

2 comentários:

  1. Apesar de não ser do post. Minha Mãe é Uma Sereia, é muito bom, acho divertido e interessante.

    ResponderExcluir