16 de junho de 2007

Ladrão de Casaca

Em um dos documentários contidos nesta edição, a filha ou a neta do diretor, se apressa a dizer que este é um filme maravilhoso porque é um Hitchcock típico. Muito pelo contrário! Talvez seja o mais ousado, onde ele tentou subverter algumas das “regras” de sua obra. O próprio argumento não é de suspense, mas sim mistério. Praticamente um “Quem é o criminoso?” a lá Agatha Christie. Quer risco maior para o auto-intitulado mestre do suspense? Claro que temos o bom (!!!) e velho Cary Grant tentando provar sua inocência e a gélida como nunca Grace Kelly como casal central e mais aquele apuro técnico tão saboroso, mas os cenários (a riviera francesa fotografada belíssimamente) com mais externas que o costumeiro e um criminoso desconhecido nos levam a algo fora do comum. Oh sim, e a trilha sonora romântica destoa das outras assinadas por Bernard Herrmann! De qualquer forma, não é um grande filme, está anos luz de obras-primas como Um Corpo que Cai (Vertigo) ou Psicose (Psyco), mas mesmo assim, empolgante e memorável. A prova que mesmo quando Alfred Hitchcok não é lá essas coisas ainda é bom pra caramba! Repare como os figurinos da veterana Edit Head ajudam a contar a história e na soberba interpretação de Kelly, de garota materialista a sagaz detetive apaixonada.

Ladrão de Casaca – To Catch a Thief

- EUA 1955 De Alfred Hitchcock Com Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis 106’ Romance/Policial


DVD - Chiquérrimo como este filme merece. O menu animado toma ao máximo proveito de algumas seqüências de forma tão inteligente que parecem ter sido feitas apenas para isso. Mais alguns documentários interessantes, em se tratando de um dos mais mitológicos trabalhos do cineasta. Ainda há o trailer, único conteúdo sem legendas em português. Afinal, porque as grandes distribuidoras raramente legendam trailers? Outro ponto contra: O documentário (muito bom por sinal) sobre a figurinista Edit Head é exatamente o mesmo que a Paramount incluiu na edição digital de Crepúsculo dos Deuses. Mas se você não tiver este...

Cotação:

Um comentário:

  1. Olá Miguel! Daqui vão saudações cinéfilas. Gostei de ler o teu comentário. Acredito que o DVD tenha, de facto, muita qualidade. Eu só tenho este filme em VHS mas terei que pensar em adquirir o DVD. A imagem é linda. Foi o único filme do Hitchcock a ser galardoado com o Óscar para a Melhor Fotografia. E o par de actores é emblemático. Mas concordo plenamente contigo: 1) Não é um filme típico de Hitchcock em muitos aspectos; 2) Não é uma das suas obras-primas.
    Tenho um blog inteiramente dedicado ao cinema do Hitchcock. Mas nos dois anos que escrevo para lá, ainda não publiquei um texto sobre o LADRÃO DE CASACA - TO CATCH A THIEF. Inspirado pelas tuas palavras, vou debruçar-me sobre essa hipótese. Aparece no meu blog que se chama EU, HITCHCOCKIANO, ME CONFESSO.
    Um abraço do José.

    ResponderExcluir