23 de março de 2008

Terra dos Mortos

Poucos diretores, a exemplo de George Romero, criaram um gênero. Ou, como preferir, tomou pra si, já que zumbi em filme não começou em 1967 com o inigualável Night of the Living Dead. Mas foi ele a partir dali que delineou este subgênero para todo o sempre. E por isso que está tão à vontade na hora de comandar as figuras pútridas que aparecem. Interessante que desde seu primeiro trabalho tais criaturas vêm evoluindo, como se fizessem parte de uma seqüência, mesmo com tramas distintas. Se calcularmos que faz 41 anos que dirigiu o primeiro, tal feito os transforma talvez na série mais duradoura da história do cinema. E sem descambar na má qualidade. Mas justiça seja dita, não são só os mortos que evoluíram, seu talento o transforma em cineasta de primeira grandeza não só no Horror, já que isto parece desmerecê-lo. A sacada é que não há monstro mais condizente com os dias de hoje do que zumbi! Vai-se ao supermercado, ônibus urbano, no trabalho, em todos os lugares e lá estão eles!! Babando, cambaleando... E pior do que eles é toda uma escória felizmente com mais dinheiro que tenta se proteger, de todas as formas possíveis. Que tal espetáculos luminosos para distraí-los? Funcionando até certo ponto, porque pra tudo nesta terra de vivos e mortos há um limite. Terra dos Mortos só escorrega porque toma esta contenda política/social muito mais a sério. É um filme com discussões de poder com mortos vivos fazendo parte apenas do cenário.

Terra dos Mortos – Land of the Dead

- EUA 2005 De George A. Romero Com Simon Baker, John Leguizamo, Asia Argento, Dennis Hopper, Robert Joy, Jennifer Baxter, Boyd Banks 97’ Horror


DVD - Fantástica “caixa” contendo 3 dos principais filmes de zumbi da atualidade! Terra dos Mortos, o remake de Madrugada dos Mortos e o inglês Todo Mundo Quase Morto. Diferente de outras coleções, quando o fato de serem vendidos junto os faz estranhamente custarem mais, esta causa valores míseros para cada. Na contracapa há apenas informações técnicas habituais e nada sobre se tem extras ou não. Na verdade são os mesmos discos vendidos antes pela Universal, com o material bônus inclusive. Terra dos Mortos (embora não haja registro na embalagem) está na versão integral do diretor, com 97 minutos, faixa de comentário, vários documentários, etc. Tudo devidamente legendado na nossa língua! Chuchu beleza!

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário