15 de agosto de 2008

Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón

No princípio não eram as trevas! A efervescente Madri do inicio dos 80 tinha seu registro definitivo neste primeiro Almodóvar em longa-metragem. Rodado originalmente em 16 mm, e depois telecinado para 35, é antes de tudo um exemplo de que com pífios recursos financeiros dá pra fazer coisas muito bacanas. De técnica rudimentar, amadora mesmo, o infat terrible espanhol em seus primeiros passos já demonstrava todo o talento em tramas folhetinescas com final calminho, apenas com um diálogo brando. Carmen Maura é Pepe, adolescente provinciana que mora na capital cultivando maconha em vasos na janela. Quando o policial mau caráter do apartamento em frente toma conhecimento disto, vai até ela pra tomar vantagens sexuais acabando por violentar a pobre moça virgem! Sedenta por vingança, ela aproxima-se de Luci, esposa infeliz do meganha, que casou esperando ser tratada como puta, mas é tida como uma mãezinha. Sendo assim, durante uma aula de tricô na casa de Pepi, Luci ao receber da punk Bom um jato de urina na cara fica perdidamente apaixonada! E lá vai a ex pacata dona de casa provar as delícias do sadomasoquismo e da agitada vida noturna. Há um número incrível de personagens se cruzando na tela o tempo todo, sem jamais deixá-lo chato ou confuso, numa grande demonstração de suas habilidades como roteirista. Também é um dos tantos filmes de Almodóvar a fazer referência à Janela Indiscreta de Alfred Hitchcock. Aliás, é numa cena de voyerismo, de binóculos na janela e tudo, que ele é visto como mestre de cerimônias em inusitado concurso caseiro de quem tem o pênis maior.

Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón – Pepi, Luci, Bom y Otras Chicas del Montón

- Espanha 1980 De Pedro Almodóvar Com Carmen Maura, Eva Siva, Olvido Gara, Félix Rotaeta, Cecilia Roth, Julieta Serrano, Cristina Sánchez Pascual, Assumpta Serna 82’ Comédia


DVD - A edição digital italiana (região 2) possui legendas apenas em italiano, o que em se tratando de filme espanhol, mais atrapalha do que ajuda. Ver um Almodóvar sem legendas é quase como quando se aprendeu a andar de bicicleta sem as rodinhas, dá um medo danado de não conseguir chegar até o fim da rua. Os extras se resumem às biografias em texto do cineasta e das atrizes Carmen Maura e Olvido Gara. Mesmo consagrado com Oscar, muitas das películas de Almodóvar continuam inéditas em DVD no Brasil. Até de fases mais recentes como De Salto Alto ou A Flor do Meu Segredo sumiram do mapa. Pepi, Luci, Bom y otras chicas del Montón, assim como Pink Flamingos de John Waters, teve a única exibição comercial no Brasil no inicio dos 90, numa sessão de produções independentes que a TV Bandeirantes (Band) mantinha aos domingos.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário