9 de fevereiro de 2008

Nas Garras do Ódio

O primeiro trabalho de Bette Davis para a produtora inglesa Hammer contradiz alguns biógrafos sob a sua forma de escolher projetos. Acreditava-se que tinha pouco faro nesta hora, muitas vezes optando pelo número de cenas em que sua personagem apareceria não importando a qualidade do roteiro. Quebrada financeiramente desde o casamento precoce de sua filha B.D. (com o sobrinho do dono da Seven-Arts), aceitou o que lhe apareceu, principalmente no gênero que lhe valeu sua última indicação ao Oscar (em 1962 por O Que Terá Acontecido a Baby Jane?), o suspense psicológico. Sua carreira teve duas ressurreições; em 1950, com A Malvada, após não renovar seu contrato de anos a fio com a Warner e se tornar uma das primeiras atrizes independentes e, em 1962, como a ex-garota prodígio Baby Jane. Este último, não só um marco em sua carreira, mas do cinema em geral - volta e meia voltamos a ele neste blog, como referência. The Nanny demonstra certo cuidado na escolha de Davis, já que seu projeto anterior, Com A Maldade na Alma, em que interpreta (de forma estridente) a sulista Charlotte, outra velha louca, é quase igual à Baby Jane. Neste papel, Davis se mostra extremamente contida como a babá solteirona que não tolera que seus serviços sejam desnecessários. Tranqüila o suficiente para apenas a platéia concordar com o pequeno Willian Dix, de que por trás daquela candura há algo de muito perigoso. Davis teria, inclusive, recusado o figurino original, e pessoalmente comprado seu uniforme para dar vivacidade ao papel. Fato que, por si, só já demonstra certa perspicácia. O filme em si não vale muita coisa, pelo menos a cópia lançada no Brasil. Dirigido por Seth Holt (que morreria nos 70 em ataque de soluços enquanto dirigia Sangue no Sarcófago da Múmia, sofreu alguns cortes para a Fox, antes de ser distribuído no mercado norte-americano, tal e qual tantos outros da Hammer lançados por empresas de lá. Há muitos saltos na trama, cenas importantes que são apenas comentadas pelos personagens, infelizmente até o desfecho.

Nas Garras do Ódio – The Nanny
- Inglaterra 1965 De Seth Holt Com Bette Davis, Willian Dix, Wendy Craig, Jill Bennet, Jimmy Villers, Pamela Franklin, 93’ Suspense


DVD - Fox Classics oferecendo um produto igual a todos os seus outros, com o cartaz atravessado ao invés de uma arte original... Dentro o cartão com o tal pôster de brinde além do trailer original sem legendas como sempre. Aposto que se algum filme deles tiver algo mais eles recusam, pra manter a regra!

Cotação:

2 comentários:

  1. n sei qual a graça desse filme, me disseram "um ótimo filme! Final surpreendente..." po, super sem graça e arrastado, o fim ta bem na cara, ainda mais com Bette Davis no elenco... nooooooooooooooooossaaa quem sera o vilão da história? -.-' fala serio

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, hehehehe Vc tem razão. Agora que passou muito tempo que assisti, absorvi pouca coisa dele. Mas filme com Bette Davis sempre vale a pena.

    ResponderExcluir