13 de abril de 2008

Ed Wood

Normalmente biografias só são filmadas quando há uma superação de limites físicos, quando alguém morre por uma grande causa, enfim, retratam heróis, pessoas vencedoras. Isso faz com que esta biografia de Ed Wood Jr. seja mais estranha. O afamado pior de todos os diretores do mundo, dono de uma filmografia com bombas do gênero Glen ou Glenda, Plan 9 From Outer Space, A Noiva do Átomo ainda por cima tinha a péssima mania de usar calcinha e sutiã! Claro que seria um fracasso de público embora muito elogiado pela crítica e adoradores de cinema. É sobretudo a obra prima de Tim Burton, diretor igualmente esquisito, e que vive nos dias de hoje ganhando milhões com fetiches e bizarrias igualmente amante da sétima arte. Não nos mostra apenas ao auge, se é que aquela sucessão de fracassos pode ser considerada auge de alguma coisa, de Ed Wood, mas a paixão que move a vida de um homem não longe do medíocre. O descompasso entre capacidade e a ambição, produzido como se realmente fosse uma divertida produção ruim 50’s. E os envolvidos parecem ter abraçado o projeto com a mesma loucura. Interpretações fantásticas, como a de Martin Landau de Bela Lugosi, premiada com o Oscar daquele ano, fotografia preto e branco de contrastes fortes a trilha sonora que se dá ao luxo de usar Teremim, secular instrumento musical eletrônico ouvido naquele período à exaustão em ficções científicas. Junto a Crepúsculo dos Deuses e Cecil Bem Demente, é o melhor filme sobre cinema, celebridades e teimosia! Seu coração suportará estes chocantes fatos?

Ed Wood – Ed Wood

- EUA 1994 De Tim Burton Com Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette, Jeffrey Jones, Bill Murray, Lisa Marie, Juliet Landau, George 'The Animal' Steele 127’ Drama/Comédia


DVD - Além de resgatar a imagem original widescreen, há alguns extras simplesmente imprescindíveis não mencionados na contracapa! Mesmo não sendo a edição definitiva lançada lá fora. Dois documentários, por exemplo, estendem assuntos tratados no filme: travestismo (!!!) e o uso do teremim, verdadeiras aulas de psicologia e história musical. Cenas deletadas, making of, clip musical com Lisa Marie dançando de Vampira, etc. O destaque é a faixa em áudio com comentários do diretor, Martin Landau, roteiristas e produtores, que teria sido um dos motivos para o DVD em seu primeiro lançamento nos EUA ser recolhido tamanha franqueza nas declarações. Gravada com eles separadamente, mas com depoimentos costurados pela voz de Landau encarnando Bela Lugosi, temos o distanciamento necessário de quando o filme foi feito para todos revelarem muitas curiosidades. Os roteiristas lembram por exemplo quando fizeram O Pestinha, que originalmente seria uma comédia inteligente adulta e depois de tanto mexida virou uma comedinha infantil ruim explorada em continuações e série de TV. Sucesso de público os colocou artisticamente numa espécie de limbo, porque ninguém queria trabalhar com eles. E fazer um filme ruim não era a sua intenção, assim como Ed Wood.

Cotação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário