9 de novembro de 2005

Exorcista: O Início

Prometo não tomar seu precioso tempo com um filme deste porte. E antes que me esqueça, maldito seja George Lucas que, para encher seu cofrinho, laçou esta hedionda modinha de se contar como tudo começou... Se a platéia média americana é burra o suficiente para só ver filmes explicados nos míííííííííínimos detalhes, acharam a mina de ouro certa! A propósito, alguém quer ver o começo de carreira do doutor Hannibal Lecter? Fala sério! Até Batman (que ainda não vi provavelmente por isso) teve direito ao seu. No caso deste Exorcista, assim que começaram os primeiros boatos de confusões no set e de película amaldiçoada pelo Coisa-Ruim, já se sabia a bomba que viria. Depois que o clássico de 1973 foi relançado com sucesso nos cinemas recentemente, com alarmadas (e desnecessárias) cenas extras, era de se esperar que os engravatados dos estúdios não deixassem o fato passar batido. E o resultado foi muito, mas muito ruim mesmo! Bocejante! A maioria dos filmes de terror, pelo menos se não nos assusta, vira pérolas trash, para revermos e darmos boas gargalhadas. Aqui não é o caso. Primeiro, coisas pseudo-assustadoras levam séculos para aparecerem, segundo, a África fake ao cubo e com elenco black falando um dialeto nada convincente ("mugunzunka racamaté!") só nos dá sono. Chato, arrastado, e com uma absurda necessidade de ter elos com o filme original, não só na trama, mas até nos efeitos especiais e maquiagem. Deus, após 30 anos? Nessa urgência de referências ao clássico, a necessidade de haver um possuído com a cara toda machucada e os olhos com lentes coloridas acaba se tornando um hilariante "adivinha quem será o escolhido pelo demo?". Dizem que o filme era outro, os produtores recusaram e rodaram tudo de novo a toque de caixa, e que essa primeira versão saiu diretamente em DVD nos States, o que pouco importa. Aliás, até o original, que revi há pouco tempo, perdeu muito do seu impacto nestes anos todos. Só por curiosidade, o sucesso, quando lançado nos anos 70, foi tão grande (históricas 10 indicações ao Oscar!!!) que o número de pessoas que se diziam possuídas pelo demônio cresceu consideravelmente na época. E claro, inúmeras seitas e religiões prontinhas a expulsar o capeta. Uma maria mole azul violeta para quem adivinhar em qual década a Igreja Universal do Reino de Deus foi criada.

Exorcista: O Início (Exorcist: The Beginning)
2004 - EUA De Renny Harlin com Stellan Skarsgard, Izabella Scorupco 114' Terror

DVD - Se todo o filme tivesse 10% do capricho exibido no menu principal, seria uma obra-prima. Fora isso, nos extras o trailer de cinema já cheirando a EQ dos bravos, faixa com comentário do diretor para quem se importar, e um documentário curto sobre os bastidores. Neste documentário, dependendo de sua noção de humor, dá pra rir um pouco com os atores seríssimos tratando a "obra" como se fosse grande coisa. O que não se faz por um punhado de dólares?


Cotação:

Um comentário:

  1. Não consegui assitir nenhum filme do Exorcista. Sei lá, a trama é meio óbvia e sei lá, não envolve você na história. Achei super fraco....

    ResponderExcluir