21 de agosto de 2008

Monstros

O mais desagradável filme já feito! Mais ultrajante pelos sentimentos confusos que causa do que na história mostrada na tela. Na luta para concorrer com a série de horror da Universal, a MGM contratou Tod Browning, o mesmo do Drácula com Lugosi, para comandar a “fita mais horripilante já produzida”. Contando com um número impressionante de pessoas realmente deformadas (sem pernas e braços, ou só sem pernas, ou só sem braços, siameses, anões, doentes mentais, etc.) acabou sendo banido, censurado, remontado, ao ponto de ser mais famoso do que assistido até hoje em dia. O roteiro versa sobre a belíssima trapezista Cleópatra (Olga Baclanova), que mancomunada com seu amante, O Homem Forte, seduz o anão Hans para assassiná-lo e botar as mãos na fortuna que herdou. Quem é são os monstros, afinal? Parece, guardando as devidas proporções, um caso semelhante ao de As Patricinhas de Beverly Hills, que acabou com as intenções invertidas, ao ser adorado por quem critica, ou O Clube da Luta, acusado de violento embora com mensagem pacifista. No fim das contas, Freaks é principalmente um libelo sensacionalista contra o preconceito a quem infelizmente nasceu daquela maneira. Sua proibição serviu historicamente para provar que estava certo no discurso da repulsa dos “normais”. Curiosamente, a lei de sua proibição em muitos estados americanos não foi revogada, o que o mantém como maldito 77 anos depois. Os irmãos anões Harry e Daisy Earlys, vivendo aqui namorados, são na verdade irmãos, e trabalhariam depois em O Mágico de Oz.

Monstros – Freaks

- EUA 1932 De Tod Browning Com Olga Baclanova, Wallace Ford, Leila Hyams, Henry Victor, Harry Earles, Daisy Earles, Daisy e Violet Hilton 62’ Horror


DVD - Lá fora ele é distribuído pela Warner, em um DVD com extras bastante comentados. Aqui, saiu por duas empresas, conhecidas por lançamentos “alternativos” e preços elevados, Continental e Magnus Opus. Pelo menos a Opus parece ter a matéria prima de melhor qualidade. Monstros vem com três finais alternativos, sendo que há pouca diferença entre dois deles e um prólogo explicativo retirado do filme em épocas remotas. Há ainda toneladas de texto interessante sobre o tema, e uma galeria intitulada “Fotos Proibidas”.

Cotação:

4 comentários:

  1. Miguel,essa cópia é podre, mas o filme é chocante, de fato.Fácil de imaginar pq teria sua carreira amaldiçoada. Não importa, fez um filme para marcar para sempre o cinema (mais pela ousadia, do que pela qualidade cinematográfica).

    ResponderExcluir
  2. Jacques, estranho também de que de lá pra cá deficientes tiveram um papel social pouco alterado...

    ResponderExcluir
  3. Eu baixei o filme porque não conseguia achá-lo em lugar nenhum. É uma obra perturbadora, mas fundamental para a história do cinema, tamanha a ousadia de Tod Browning. E aquela seqüência final é realmente assustadora. O filme tem lá seus méritos técnicos.

    A seleção do seu blog é muito boa!

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Vulgo Dudu, infelizmente a maioria dos lançamentos em DVD no Brasil cai na obviedade. Filmes como Monstros são raros e caríssimos. Obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir