10 de julho de 2008

Marnie, Confissões de Uma Ladra

Novelão dramático com a assinatura indelével de Hitchcock. Muito engraçado em seus exageros narrativos, alcança cafonice ímpar como qualquer livro de bolso e mesmo assim é genial. Cinema em estado puro, formado por centenas de tomadas fotografadas e montadas minuciosamente. Analisando o material promocional é evidente ser intencional a mistura de gêneros, a indecisão em se assumir policial, suspense ou romance, mas há quem aponte ser este o motivo para não o considerarem grande coisa na filmografia do diretor. Marnie (Tippi Hedren, fantástica!) é a mocinha que incapaz de sentir tesão pelo sexo oposto se dedica a assaltar grandes empresas. Sean Connery (no auge do sucesso como 007) é o milionário que tem como passatempo adestrar feras selvagens e verá na garota um intrigante objeto de estudo. Embora os distúrbios psicológicos apresentados no roteiro pareçam ter alguns furos, são minimizados com diálogos discutindo tais atitudes, porque, teoricamente cleptomaníacos não roubam grandes coisas e agem por impulso ao invés de armarem planos mirabolantes. Marnie mudando a cor do cabelo e nome consegue facilmente emprego em cargos de confiança, e o motivo para tanta fluência Hitchcock conta logo na primeira tomada, prova de sua inteligência e humor únicos. O longa começa com um close fechadíssimo na bolsa da ladra, que vista de perfil é bastante semelhante ao órgão genital feminino. A próxima cena será justo a de um homem de negócios dando queixa do roubo há polícia, babando ao descrever a forma física da ladra, sua secretária ainda lhe lembra de que não exigiu referência nenhuma a larapia.

Marnie, Confissões de Uma Ladra – Marnie

- EUA 1964 De Alfred Hitchcock Com Tippi Hedren, Sean Connery, Louise Latham, Diane Baker, Mariette Hartley, Bruce Dern, Martin Gabel 130’ Policial/Suspense


DVD - Esta série da Universal com menus e capas padronizadas leva a vantagem de sempre possuir no mínimo um grande documentário sobre a obra. Neste caso, com uma hora de duração possui depoimentos recentes de quase todos os envolvidos vivos menos Sean Connery. Também não há uma palavra sobre a homérica briga de Tippi Hedren com o diretor, que marcaria o fim da parceria entre eles, e colocaria em risco sua carreira de atriz. Mais uma vez a imagem está em tela cheia e anunciada como widescreen na embalagem.

Cotação:

2 comentários:

  1. ¿Confesiones de una ladrona? ¿Acude Marnie a confesarse ante un Sacerdote?

    ResponderExcluir
  2. Heheheheheheh Sim, é um nome em português péssimo!

    ResponderExcluir