29 de julho de 2008

A Balada do Pistoleiro

Contratado pela Columbia, Robert Rodriguez dá continuidade à saga do Mariachi, agora transformado em justiceiro implacável. Muitos e muitos dólares depois, perdeu o frescor, mas ganhou em técnica e humor. É o primeiro grande filme estrelado pelos maiores astros latinos da atualidade, Antônio Bandeiras e Salma Hayek. Banderas assume o papel do músico, consciente de sua função de matador, e já lendário entre os botecos mexicanos. O ator original, Carlos Gallardo, surge como companheiro em duas ou três cenas, assim como parte do elenco anterior, amador e, portanto muito feio ou de estética mal cuidada. Aqui fica evidente que Rodriguez não é grande diretor, mas um hábil e astuto homem de cinema. Há soluções criativas por todos os lados, e o filme é divertido ao ponto de nos prender a atenção, embora também tenha amigos demais em papéis sem função à história que ganham destaque por alguns minutos e depois desaparecem. Por mais frenética que seja a trama, esta superpopulação resulta em lentidão. Mais que uma seqüência, também pode ser encarado como remake, com várias tomadas vistas no anterior agora com recursos financeiras para serem mais bem executadas. Tanto faz qual deles se assistirá primeiro, aliás, mesmo o próximo (Era Uma Vez no México), que encerra a trilogia do Mariachi, são histórias independentes que se passam no mesmo cenário, mas mostram a evolução pessoal do personagem principal.

A Balada do Pistoleiro – Desperado

- EUA 1995 De Robert Rodriguez Com Antonio Banderas, Salma Hayek, Carlos Gallardo, Joaquim de Almeida, Cheech Marin, Steve Buscemi, Quentin Tarantino, Danny Trejo, 106’ Ação


DVD - Lançado no mesmo disco que El Mariachi, com cada qual em um lado. Assim como o outro, há a faixa de áudio de Rodriguez, trailer, e o documentário “Escola de Cinema em 10 minutos” (Anatomia de um tiroteio). Lamentavelmente, exceto no filme, também não há legendas em português.

Cotação:

2 comentários:

  1. Miguel, na verdade o filme trouxe Salma para Hollywood, mas Banderas já havia feito "Mambo Kings" e "Philadelphia", além de, creio, "Entrevista com o Vampiro" nos EUA. Na Espanha, já tinha feito muito Almodóvar.
    Mas Selminha explodiu com esse besteirol muito divertido. A trilha sonora é ótima.

    ResponderExcluir
  2. Olga, sim, sim! Me referia a protagonista, papel de destaque! :) Eu mexo, mexo e como bola no texto!

    ResponderExcluir