24 de maio de 2008

As Filhas de Drácula

A Hammer Films não afundou por incompetência artística, mas por falta de recursos mesmo. Veja este As Filhas de Drácula, de sua época de vacas magras tem um roteiro engenhoso misturando várias temáticas exploradas em outras de suas produções, resultando um filme bem divertido e original. Mas os tempos eram outros, e se artisticamente não era pobre, não se pode dizer o mesmo dos cenários reaproveitados de não sei quantos outros filmes. Atirando para todos os lados ainda contrataram Mary e Madeleine Collinson, muito populares na época por serem as primeiras gêmeas a aparecer na capa da revista Playboy. Claro que era apenas chamariz porque seu talento ficava a desejar, tanto que foram dubladas como se percebe muito bem. Em contrapartida temos Peter Cushing em uma das melhores interpretações de sua vida! Ele é um insano caçador de bruxas obrigado a hospedar suas sobrinhas após terem ficado órfãs. Engraçado como a santa inquisição nesses filmes clássicos sempre é mostrada de forma mais violenta que os seres infernais em si. Uma das adolescentes cairá na teia maligna de nobre descendente dos Karnstein, e o diabo será descobrir qual delas é merecedora da estaca no peito já que são idênticas. Tida como a terceira parte da trilogia de Karnstein, há apenas uma rápida aparição da Condessa Mircalla, criação de Sheridan Le Fanu. Ou seja, tem ainda menos relação com Carmilla – A Vampira de Karnstein (Vampire Lovers, 1970) do que o precedente Luxúria dos Vampiros (Lust For a Vampire, 1971). Agora, menos ainda com o Conde Drácula! O nobre da Romênia nem ao menos é citado. A adaptação do título Twins of Evil (Gêmeas do Mal) foi alterado graças à distribuição internacional da AIP nos EUA como Daughters of Dracula, e conseqüentemente Les Services de Dracula, etc.

As Filhas de Drácula – Twins of Evil

- Inglaterra 1972 De John Hough com Peter Cushing, Dennis Price, Mary Collinson, Madeleine Collinson, Damien Thomas 87’ Horror


DVD - Cada novo disco que vai se achando lançado há algum tempo pela Works DVD nos dá a sensação de termos ficado um pouco órfãos como as garotas da película. A distribuidora sempre primou pela qualidade dos filmes comercializados, widscreen, legendas corretas, e na medida do possível (o que não é o caso de As Filhas de Drácula) algum extra. Pior que não surgiu nenhuma outra parecida no mercado que agrade tanto fãs de cinema não convencional.

Cotação:

2 comentários: