1 de março de 2008

Frenesi

Basicamente a visão de um velho senhor estarrecido com os novos costumes de sua terra natal após longo período ausente. A clássica disputa entre o que guardamos na memória e o que realmente é. Raro não ser muito mais sórdido... Hitchcock, cineasta de várias fases de absoluta paridade artística, parece não acreditar no que havia se transformado sua Inglaterra depois da revolução cultural 60’s. Há algo de fétido que o antigo rio que corta Londres levará à tona. Será neste cenário, onde é quase um crime estar fora de moda, que todas as mulheres correrão o risco de cruzar com o temível assassino da gravata. Justo agora quando nem mais é preciso haver maridos para se sentirem realizadas, e mesmo as casadas podendo ousar fugir do tédio torturando os outrora provedores do lar no que de melhor se dedicavam: o preparo de quitutes. Esta comédia de humor negro, repleta de símbolos fálicos e roteiro minuciosamente elaborado, mas de compreensão muito simples, funciona como espetacular canto de cisne do mestre de suspense. Penúltimo trabalho, mas considerado seu último grande filme, destoa-se dos demais principalmente pela abordagem moderna, violência explicita e a ausência dos recursos técnicos da velha Hollywood vistos em sua fase de maior sucesso popular. Ele aparece logo no inicio usando seu desatualizado chapéu coco para nos lembrar que os tempos são outros, mas gênios são atemporais.

Frenesi – Frenzy

- Inglaterra 1972 De Alfred Hitchcock Com Jon Finch, Barry Foster, Alec McCowen, Barbara Leigh-Hunt, Bernard Cribbins, Vivien Merchant, Anna Massey, Billie Whitelaw 115’ Suspense


DVD - Os filmes de Alfred Hitchcock em DVD estão se saindo verdadeiras arapucas para cinéfilos. A Universal os relançam em edições de luxo volta e meia, sendo impossível muitas vezes se saber quando comprá-los. A dica é que os menos famosos valem ser adquiridos em discos simples. Frenzy vem com o trailer original (hilário com o diretor boiando no Tâmisa), galeria e documentário de quase uma (!!!) hora com o elenco nos dias atuais comentando as filmagens.

Cotação:

3 comentários:

  1. Lembro-me que o aluguei em formato VHS este filme e gostei muito dele. Uma mistura de suspense e humor negro de primeira com a direção claro sempre genial de seu mestre Alfred Hitchcock. Como quase em todo filme dele O suspeito tenta provar sua inocência enquanto os assassinatos decorrem. Então cuidado Miguel Andrade se você costuma usar uma bela gravata você poderá ser suspeito ou se você não for o assassino tire já a gravata do pescoço se não você corre o risco de ser estrangulado por sua própria gravata se tiver algum maníaco por aí? Brincadeira Miguel (Muitos risos)O filme é muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Ah! então que bom Miguel já fiquei mais tranquilo agora, não corro o risco de perder meu colega virtual! Abraços Miguel! KKKKKK

    ResponderExcluir