19 de fevereiro de 2008

De Volta Para O Futuro

A grande sacada desta aventura é ter como base o fetiche de todo adolescente em imaginar como eram seus pais quando tinham a sua mesma idade. Michael J. Fox é o sortudo em questão que acidentalmente terá essa vontade saciada indo parar exatamente na época em que seus pais estão para se conhecer. Como em toda filme produzido por Hollywood no inicio dos 80 espere para que mal entendidos gerem inúmeras situações absurdas tal e qual as películas da década de 30. A primeira vez que assisti era criança, não adolescente, e achei burro ele ir ao passado sendo que o título falava em futuro. No mínimo deveria ser De Volta Ao Presente! Minha opinião a respeito não mudou, embora esteja maduro o suficiente para isto não atrapalhar meu julgamento sobre um trabalho engenhosamente bem executado. Tão impecável que a viagem temporal torna-se absolutamente crível! O desconforto é o mesmo de qualquer outro produzido por Spielberg: É tanto esforço gasto no espetáculo técnico que os atores estão à deriva. Se Michael J. Fox convence como adolescente peralta, Christopher Lloyd está digno para animar festas infantis e Thomas F. Willson, como o vilão Biff, estridente demais para quem tem certeza do que diz... Há um descompasso assombroso nas interpretações e isto prejudica o resultado final a quem prestar mais atenção ou for mais exigente. É a técnica em atrito à arte, ao humano. O fim virou uma pérola dos materialistas anos de Ronald Reagan no poder, quando se acreditava que apenas os yuppies de gravata e carrão na garagem é que eram felizes.

De Volta Para O Futuro – Back To The Future

- EUA 1985 De Robert Zemeckis Com Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Willson 115’ Ficção Científica


DVD - Toda a trilogia foi comercializada em Box ou DVDs simples separados. Recentemente foi relançada em um Box diferente, daqueles em que todos os discos são acomodados em estojo de espessura igual a um comum. É estranho e desconfortável manuseá-los, mesmo com a vantagem de ocupar menos espaço na estante. Cada filme vem com os (muitos) extras iguais, mas específicos para cada um, sendo que os dois primeiros contêm making off da época e um atual. De resto, destaque para erros de gravação e algumas cenas deletadas. No menu principal chama atenção a imagem em movimento do notório relógio da prefeitura (sim, aquele danificado por um raio em 1955). Dependendo do filme aparece, assim como o designer do menu, nos respectivos anos 1985, 2015, 1885.

Cotação:

Um comentário: