24 de outubro de 2008

Os Garotos Perdidos

É evidente que se tornou muito melhor com o passar dos anos graças à nostalgia. Mas agregar seus valores apenas a isso é esnobar de forma ranheta uma das mais competentes atualizações do mito “vampiro”. Como o filme parte da chegada de uma jovem senhora desquitada (Dianne Wiest sempre como Dianne Wiest) e seus dois filhos a uma pequena cidade, a história é contada pelo ponto de vista do menor, o galã pré-adolescente Corey Haim. Essa fase da vida já é dificílima, cheia de auto-afirmações (note o poster de Rob Lowe seminu na parede de seu quarto), imagine tendo que se mudar da para um lugar onde o Judas perdeu as botas e sem TV? Para todo garoto os um pouco mais velhos são sempre guardiões de segredos, donos de um universo próprio, possuidores de um poder que ele também ambiciona conquistar algum dia. Parece inteligente rimar isso com vampiros motociclistas, maloqueiros que devoram tudo o que os incomoda. Visualmente está datado, tanto cinematograficamente quanto no aspecto dos personagens. Há uma urgência de parecer MTV que nos diz pouquíssimo agora,além de ser engraçado. O que se mantém em pé são o ritmo, humor e uma ótima utilização da trilha sonora. Joel Schumacher dirigindo, quando obedece direitinho aos produtores, sabe deixar tudo nos trilhos de forma limpa. De carreira super irregular, aparenta ser basicamente um funcionário de uma indústria do que artista.

Os Garotos Perdidos – The Lost Boys

- EUA 1987 De Joel Schumacher Com Jason Patric, Corey Haim, Dianne Wiest, Barnard Hughes, Edward Herrmann, Kiefer Sutherland, Jami Gertz, Corey Feldman, 97’ Horror


DVD - É aquela edição que vendeu feito água em DVD o que aguçou a cobiça da Warner em produzir tardia seqüencia. Duplo, nem tem seus extras tão espetaculares quanto parecia. Há várias entrevistas curtas, documentário também curto sobre a maquiagem, o trio adolescente central comentando algumas cenas, clip que lamentavelmente não é a da música que mais toca no filme e o trailer. A faixa de comentários do diretor, como é de costume na distribuidora, não está legendada em português.

Cotação:

4 comentários:

  1. Ler o seu texto me deixou com uma saudade do filme.
    Será que exitem em dvd?

    ResponderExcluir
  2. Sim, Cecília. Existe o DVD que comentei.

    ResponderExcluir
  3. Este filme me lembra as várias vezes que eu assisti à sessão da tarde nos anos 80. Um filme para adolescentes. Pequena pérola dos anos 80!!!!!!

    ResponderExcluir