7 de agosto de 2008

Envolto nas Sombras

No começo é inevitável esperar que Lucille Ball faça algo engraçado. Mas nada disso! Aqui ela é a secretária competente de um detetive particular. Daqueles sujeitos durões que usam pra trabalhar chapéu elegante, porta de vidro, e recebem pedidos de auxílio de belas garotas fumando longos cigarros brancos. Noir com N maiúsculo! A fotografia praticamente esnoba qualquer tom de cinza, parecendo um gibi com caras maus desenhado a nanquim. Não poupa nada do que estava em moda naquela época, em plena era de ouro de Hollywood, onde em seus filmes nem os fracos ou os sem algum aplomb tinha vez. Todos, antes de qualquer coisa, esbanjam glamour nesta história tão envolvente quanto barata. Um detetive de passado discutível passa a ser perseguido mortalmente por alguém sem motivo aparente além, lógico, de alguma enrascada do passado. Terá, com a ajuda da fiel secretária, que desembaralhar o quebra cabeças de pistas falsas, ainda que aqui, deste lado da tela, descubra-se antes dele quem está por trás de tudo. Não há do que reclamar da chuva de clichês detetivescos, porque embora se saiba não ter sido um dos primeiros, é uma produção do auge do gênero. Com alguma violência explícita, filmes de detetives vieram para substituir os de gângster da década passada, depois que o código de moral e conduta entrou em vigor. De nariz em pé e com a habitual classe, Clifton Webb é a personificação definitiva do magnata megalomaníaco.

Envolto nas Sombras – The Dark Corner

- EUA 1946 De Henry Hathaway Com Lucille Ball, Clifton Webb, William Bendix, Mark Stevens, Kurt Kreuger, Cathy Downs 99’ Policial


DVD - Mais um da série Fox Classics lançado como se fosse um favor, com arte da capa e menus padronizados. Possui na parte interna um cartão postal com o pôster original do filme, mas nem sempre os outros volumes possuem este brinde, que justificaria o relaxo da capa. Em contrapartida, todos têm imagem muito bem restaurada e as proporções de tela preservadas, além do trailer de cinema.

Cotação:

2 comentários:

  1. Uma nova: Outro filme que não sei qual

    Passava sempre no cinema em casa, tinha mortos-vivos (acho que no titulo tambem)que ficavam na terra por uma noite. mas tinha uma morta viva boa e boazinha pela qual um garoto se apaixona.

    lembra?

    ResponderExcluir