29 de maio de 2008

Tarde Demais Para Esquecer

Jamais houve casal tão elegante quanto Cary Grant e Deborah Kerr! Mesmo sendo comprometidos com terceiros, é tudo tão suave e franco, que quaisquer outros não justificariam o afeto da primeira hora passada no navio. Ex cantora e herdeiro mega milionário conhecem-se ao acaso, e embora relutem a princípio, acabam completamente encantados mutuamente. Antes de pisar em terra firme resolvem fazer um acordo. Daqui a seis meses se reencontrarão desimpedidos no topo do Empire States (“O lugar mais próximo do céu em Nova York”). O acaso tratará de deixar as coisas tragicamente fora do planejado. Este filme passasse num lugar imaginário, naquele lugar onde o amor entre duas pessoas desconhecidas existe quase como uma doença crônica. Tem a ajuda de Vic Damone cantando a música tema, Oscar de melhor canção em 1957, para nos levar quase a um transe apaixonado. Grant e Kerr transmitem tanto carinho mutuo que quase se esquece que pode haver sexo selvagem entre pessoas na mesma situação! Com certeza o fato de ter sido produzido a mais de cinqüenta anos ajuda a quimera da paixão eterna parecer mais compreensível. Há coisas quase bem fora de moda, como outdoors pintados à mão, ou a mocinha obrigada a trabalhar porque desmanchou o namoro com o grã-fino, mas acreditamos tanto possibilidade daquela história que isso pouco importa. O roteiro em mãos menos tarimbadas poderia ter gerado algum engodo açucarado ou dramalhão excessivo nas suas reviravoltas novelescas, mas há humor e segurança suficientes para elevá-lo ao campo dos clássicos da sétima arte. Cinematograficamente bastante simplista, mas apurado em seus conflitos humanos. A postura do noivo original, vivido por Richard Denning, de absoluta abnegação chega a comover. Grant em vias de se aposentar, ainda com seu magnetismo intacto, prova o grande ator que sempre foi além dos Hitchcocks e comédias malucas que interpretou e que sempre exigiram um cara charmoso mais do que um ator de verdade. Nem é preciso ter um coração muito derretido para se cair em lágrimas no óbvio, mas esperado final. Arrebatador!

Tarde Demais Para Esquecer – An Affair to Remember

- EUA 1957 De Leo McCarey Com Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning, Neva Patterson, Cathleen Nesbitt, Robert Q. Lewis, Charles Watts 114’ Romance


DVD - Outro lançamento da coleção Fox Classics, pobre como todos os outros. Lá vem aquela capinha amarronzada com o cartaz original de fianco, menus estáticos... Mais uma vez não há o cartão dentro com o poster, motivo para a distribuidora padronizar a arte das embalagens. Há trailers a mais do que normalmente o do filme principal, como o de A Malvada com a Bette Davis fake simulando uma entrevista, e uma minúscula galeria de imagens. A película está com ótima qualidade de imagem preservando o Cinemascope e áudio igualmente restaurado.

Cotação:

2 comentários:

  1. Miguel, esse filme é de fato um clássico para ser sempre lembrado e revisto. Assim como "Suplício de Uma Saudade" (1955), fez corações e mentes derreterem-se ao assisti-lo.O charme da Riviera, do Empire State building e da canção-tema dificilmente será repetido à altura - prova disso foi uma tentativa sem inspiração em "Sintonia do Amor" (1993), com Tom Hanks e Meg Ryan.

    ResponderExcluir