20 de outubro de 2005

Batman – O Homem Morcego

Nem todo filme adquirido em DVD é para ser assistido dezenas de vezes. E esta é a diferença entre um filme clássico, velho ou cult. E este é o caso de Batman – O Homem Morcego, lançado a algum tempo pela Fox em versão digital. Cult! Não que tenha me arrependido em ter gastado cada centavo n esta pérola trash norte americana da década de 60, mas assisti-lo foi um martírio. Seus 105 minutos pareciam 800!!! Claro que há cenas memoráveis como o já famoso repelente de tubarões ou os piratas em pó (!!!), mas entre isso, agüente uma espantosa falta de ritmo. É divertido como um todo, e o tecnicolor gritante combina com um personagem saído dos quadrinhos. Os puristas fãs do cavaleiro das trevas sempre torceram o nariz para a mais colorida das versões do personagem criado por Bob Kane, mas aquele gosto de ingenuidade remota vinga. A Mulher Gato ( Lee Meriwether) tem até um disfarce como correspondente Russa, em uma óbvia alusão á guerra fria, tão assustadora no período. Aliás, hilária a crise de ciúmes que Robin (Burt Ward) sentirá quando seu “mentor” aparentará interesse por ela. Reza a lenda que este longa, lançado em 1966 no cinemas, nem era pra ser um piloto da célebre série televisa, e sim, um filme mesmo, que seria exibido pouco antes nos cinemas. No inicio daquela década, após o mega fracasso Cleópatra, a Fox ia muito mal das pernas, e necessitando de grana urgente, tocou simultaneamente o projeto Batman em filme e seriado. Graças a isso, o longa ganhou quatro vilões (Coringa, Pingüin, Charada e Mulher Gato), e uma linguagem tal e qual vimos na tela pequena. No Brasil, o seriado foi reprisado a exaustão pelo SBT durante as tardes das décadas de 80 e 90. Enfim, não há muito o que esperar de um filme que logo no inicio agradece aos fãs da aventura, diversão sadia e do puro escapismo, né?

Batman – O Homem Morcego (Batman: The Movie)
- EUA, 1966 De Leslie H. Martinson com Adam West, Burt Ward, César Romero, Burgess Meredith, Frank Gorshin 105’ Aventura


DVD – Tentativa de se fazer uma edição especial. Como foi lançado a dois anos dá para perdoar os menus estáticos, porém com arte elaborada no espírito do filme. Duas galerias de fotos bem curiosas, um especial sobre o batmóvel, além de trailers etc. Só (infelizmente) os comentários de Adam West e Burt Ward não estão legendados em português.

Cotação:

4 comentários:

  1. Enfim,
    minha mãe é fã dessa série, a trash, porque ela assistiu na Tupi, eu acho, quando criança... em preto e branco mesmo.

    Gosto de Batman, mesmo sendo fã do Homem - Aranha e seus conflito psicológicos... Na verdade o universo dos super heróis americanos me atrai.
    ainda custo e quero acreditar, qeu eles vivem em uma dimensão paralela que vibra e que algunmas pessoas conseguem capt-a e por isso criam esse universo fantástico que conhecemos.

    Como nos contou um episódio da Liga da Justiça, recentemente.

    Comentei, ta vendo, me habilitei a balbuciar qualquer coisa sobre cinema! =p

    ResponderExcluir
  2. AH! Oi td bm, postasses no meu blog sobre o Água Negras, pois eh eu vi, achei bem mediano, o final é realmente decepcionante!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. aliás muito legal o teu blog, to com muita vontade de assistir A Vida Marinha... Já visse Hora de Voltar?

    ResponderExcluir