16 de julho de 2008

Despertar dos Mortos (1978)

O filme de zumbis definitivo. Exatos 20 anos depois de seu lançamento continua com a mensagem intacta: Porque diabos achamos que o consumismo é tão importante para nossas vidas? Não só os mortos vivos vão por instinto até o luxuoso shopping, mas os quatro sobreviventes insistem em permanecer ali. A mocinha Francine (Gaylen Ross, a cara da Marília Gabriela quando jovem) indaga a lógica de se ficar ao invés de pegar o que for preciso e dar no pé. É o mais cabeça do subgênero “zumbi”, e o germinal para a explosão de filmes de temática igual que assolou o cinema B naquela época, principalmente da Europa. A história é paralela ao de 1969 (A Noite dos Mortos Vivos), quando o casal de irmãos é surpreendido por mortos no cemitério. Aqui já se sabe da infestação desde o começo, com os bastidores de uma TV em pleno caos noticiando os incidentes bizarros à população. Nesse ambiente há outra sacada do diretor Romero, quando o chefão ordena que as listas dos abrigos continuem no ar, mesmo desatualizadas e colocando a população em risco. Alega que é preciso para não mudarem de canal! Bem longo, com quase duas horas e meia de duração, possui vários pontos altos e baixos, mas as centenas de zumbis engraçadíssimos e cambaleantes ajudam a manter o interesse. Cada qual representando um tipo específico de cidadão comum, são lentos e só apresentariam perigo se a vítima estivesse dormindo. A maquiagem (um verde acinzentado igual à de laranjas com bolor) ficou novamente a cargo de Tom Savini, que dirigiria a refilmagem do primeiro em 88. Ele aparece como ator vivendo o líder da gangue de motoqueiros, e recentemente como um policial mal humorado em Planet Terror. Dario Argento, o mestre, colabora duplamente, como consultor de roteiro e na trilha sonora ao lado da banda Goblin.

Despertar dos Mortos – Dawn of the Dead

EUA 1978 De George A. Romero Com David Emge, Ken Foree, Scott H. Reiniger, David Crawford, David Early, Howard Smith, Tom Savini 142’ Horror


DVD - A London (WorksDVD)comercializou originalmente em bancas e depois em qualquer lugar pelos mais variados preços. Essa inconstância é uma das principais reclamações dos lojistas à empresa, e um dos motivos para ela ter sumido do mapa. Portanto, se achar, não pense duas vezes em comprá-lo. A imagem e áudio estão excelentes, e de bônus só biografias em texto.

Cotação:

4 comentários:

  1. Sem dúvidas um marco no cinema do horror. Não é somente tripas e gore, passa sua mensagem.

    ResponderExcluir
  2. Ibertson, aliás, é pouquíssimo tripas e gore, né?

    ResponderExcluir
  3. Miguel, comprado de internet ou de banca?

    ResponderExcluir
  4. Faéu, não sei, antes foi vendido na banca. Mas é da WorksDVD, vende em qualquer lugar. Não há outra edição em DVD.

    ResponderExcluir