7 de abril de 2008

Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América

Mezzo documentário, mezzo ficção, tem sabor de pilhéria infantil esta comédia de grande sucesso. O mais estranho é que ninguém mencionou tratar-se de quase plágio de outro filme meio desconhecido, mas que chegou a passar nos cinemas brasileiros. Caro Diário, do italiano Nanni Moretti misturava tal e qual documentário com ficção cômica em 1993. A semelhança mais gritante é que a espinha do roteiro consistia na vontade de encontrar sua estrela favorita, no caso a atriz de Flashdance Jennifer Beals. Para Borat foi Pamela Anderson, igualmente diva trash. De resultado duvidoso, arranca certas gargalhadas, claro, mas a preço bem alto. Faz parte daquela nova categoria de humor, tão presente na internet e TV atual, que consiste na cafajestada de colocar terceiros em situações constrangedoras. É ainda um filhote de Bruxa de Blair com Jackass Cara de Pau, e está nesta mistureba de realidade e mentirinha outro desconforto. Há alguém neste planeta que mesmo como espectador goste de ser enganado?


Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América – Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan

- EUA 2006 De Larry Charles Com Sacha Baron Cohen, Ken Davitian, Luenell, Pamela Anderson 85’ Comédia


DVD - A versão para locação não traz extras como a para venda direta que tem cenas inéditas. Há um easter egg no menu de escolha de legendas bem engraçado. Mas o ponto forte é que todo o material finge se tratar de um DVD-R caseiro dos mais toscos, seguindo a linha do site oficial. Muito legal.

Cotação:

2 comentários:

  1. Primo,

    só mesmo tu para te lembrares do filme do Moretti. E tens toda a razão, existem semelhanças evidentes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ah me marcou muito porque quase dei uma boa cochilada no cinema! Há!

    ResponderExcluir