16 de janeiro de 2008

O Grande Lebowski

Mais uma traquinagem do irmãos Coen para nos esfregar na cara o quanto conhecem a arte cinematográfica. Acompanha-se a filmografia deles como quem implora por participar de um happening cinematográfica de uma panelinha a qual não fomos convidados. Talvez por isso nem tudo faça algum sentido. Este fracasso de bilheteria em sua época de lançamento estranhamente foi ganhando aura de Cult com o passar dos tempos. Dizem que existe uma espécie de festival Lebowski nos EUA com fãs do “Cara”. Divertido em muitos pontos, chega a incomodar o excesso de personagens bizarros que vão aparecendo no decorrer da história. Parece haver uma urgência em chocar. Ainda por cima cada qual com sua trama que jamais será resolvida decentemente ao final. Com momentos gloriosos como os envolvendo o jogador Jesus de John Turturro, mas mal estares estrondosos como a interpretação estridente do sempre estridente John Goodman... Entre mortos e feridos chega-se à conclusão de que houve muito barulho por nada e coisas legais do roteiro foram perdidas em alguma viagem psicodélica dos autores.

O Grande Lebowski – The Big Lebowski
- EUA 1998 De Joel Cohen Com Jeff Bridges, John Goodman, Julianne Moore, John Goodman, John Turturro, Steve Buscemi 117’ Comédia


DVD - Tô até agora pra descobrir o porquê de no topo da capinha estar estampado “Edição Especial”, já que os extras são uma mixórdia. Galeria com fotos feitas por Bridges nos bastidores, Making Off e o melhor de tudo, introdução de um tal de Mortimer Young, presidente da Forever Young, empresa de preservação de filmes. O supra-sumo do humor genial dos Coen.

Cotação:

2 comentários:

  1. Queria ver de novo este filme, mas acho que não mudaria muito de opinião. Acho metidinho demais. Não atingiu metade do que prometeu.

    ResponderExcluir
  2. É um dos meus preferidos dos Coen, a amostra perfeita de toda a loucura do duo.

    Vi recentemente o NO COUNTRY FOR OLD MEN (abençoado DIVX :p) e é o total oposto deste BIG LEBOWSKI, mas a marca dos Coen está sempre presente. É algo de imediatamente reconhecível.

    Também tenho uma edição especial, mas julgo que a europeia deve ser diferente, já que possui muitos mais extras para além dos que referiste.

    Abraço, primo.

    ResponderExcluir