15 de janeiro de 2008

O Destino de Poseidon

Em um tempo de absoluta decadência dos estúdios de Hollywood os filmes catástrofe podem ser vistos como desespero (literal) de causa. Além de custarem relativamente pouco em matéria de cenografia, ainda contavam com antigos grandes nomes das telas cobrando muito menos do que em outros tempos. Claro que esta é uma visão simplista do gênero que estourou com este O Destino de Poseidon. O emaranhado de estilos (suspense, comédia, drama, etc) realmente sabia a novidade e a ostentação hollywoodiana até a década de 50 respingava aqui e ali. Até nos extras há um documentário com estudiosos vendo um quê de bíblico. Saudades de Cecil B. DeMille? O elenco estrelar dá algum interesse pela vida daqueles personagens relativamente rasos. 30 e tralalá anos se passaram de sua retumbante estréia e o que sobrou (além de uma famigerada refilmagem) é um curioso “quem chegará inteiro ao fim?”, envolvido num nauseante sentimentalismo barato. Errei em quase todas as mortes dos 12 personagens principais. Mas fala sério, já havia visto Shelley Winters dar com as dez muitas vezes e seria justo neste, com centenas de cadáveres, com peso bem a cima e idade avançada, que ganharia um happy end?

O Destino de Poseidon – The Poseidon Adventure
- EUA 1972 De Irwin Allen Com Genne Hackman, Ernest Borgnine, Roddy mcDowall, Stella Stevens, Shelley Winters, Leslie Nielsen 116’ Catástrofe/Aventura


DVD - Se o filme não atiça muito a vontade de aquisição pelo tema em si, os bônus são relevantes como registros de um gênero específico marcante para uma época cinematográfica. Pouca coisa está sem legendas em português, pra variar as duas faixas de comentários e os trailers. Há muitos extras interessantes. É possível rever a película tendo a intromissão de um mapinha muito bem elaborado do navio com a exata localização dos sobreviventes logo no primeiro disco. No segundo vários documentários, novos e até um original da época do lançamento. Bacaníssimo o cast original (menos Genne Hackman que deve achar tudo uma merda) relembrando o que significou participar de um dos primeiros blockbusters da história.

Cotação:

3 comentários:

  1. Shelley Winters e Stella Stevens estão geniais neste filme. Aliás, adoro catástrofes!

    ResponderExcluir
  2. Clássico incontestável do cinema catástrofe!Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, e de ano novo também! Lembrei dele ontem. Rs

    ResponderExcluir